HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



quarta-feira, 10 de junho de 2009

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA T


TABERNÁCULO – Tenda móvel que indica, para os israelitas, a presença de Deus. Os israelitas celebravam uma festa chamada festa das Tendas.
TALMUD – Conjunto de lei oral judia colocada por escrito.
TE DEUM – latim = “a ti, ó Deus, início de um solene hino de ação de graças.
TECA – Caixinha de metal onde se coloca as hóstias consagradas para levar aos doentes.
TEMPLO DE JERUSALÉM – Onde os israelitas ofereciam seus sacrifícios. O primeiro Templo foi construído no tempo de Salomão, e destruído pelos babilônios, em 586 a.C.; reconstruído em 516 a.C.; reformado, ampliado e enriquecido por ordem de Herodes, o grande, no tempo de Jesus. Foi novamente destruído pelos romanos, em 70 d.C. e jamais reconstruído. Dele resta apenas um pedaço do seu muro ocidental, chamado Muro das Lamentações, onde pessoas rezam e choram.
TEOCRACIA – Forma de governo em que a autoridade dos deuses ou do Deus Supremo era exercida por seus representantes na terra.
TEOFANIA – Manifestação extraordinária de Deus acompanhada de fenômenos especiais da natureza.
TEOLOGIA – Ciência que tem o objetivo o estudo de Deus.
TETRARCA – Aquele que governa quatro regiões. Na Bíblia, este título era dado aos governadores dos reinos do Oriente, que não desfrutavam de importância e linhagem suficiente para serem chamados de reis.
TORÁ – A Lei dos Judeus; os cinco livros do Pentateuco. Em algumas passagens do NT a palavra Torá se aplica a totalidade dos livros do AT (Jo 10,34; Rm 3,19-20).
TRADIÇÃO – A tradição da Igreja tem como conteúdo básico a salvação realizada em Jesus. Os cristãos voltam à tradição dos apóstolos, através da sucessão dos bispos.
TRANSUBISTANCIAÇÃO – Indica a transmutação da substância do pão e do vinho, na substância do Corpo e Sangue de Cristo, que se tornam presentes, sob as aparências (as espécies) sensíveis do pão e do vinho (Concílio de Trento). A transubstanciação acontece na Celebração da Eucaristia, no momento da Consagração.
TRINDADE, SSMA. – Dogma que afirma a existência de Deus que se revela ao homem, através da história, como Deus uno em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. A palavra Trindade não aparece na Bíblia.
TURÍBULO – Peça de metal, suspenso por correntinhas, onde se queimam o incenso nas celebrações litúrgicas.

Nenhum comentário: