HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



quinta-feira, 18 de junho de 2009

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é a troca de mensagens entre duas ou mais pessoas ou grupos. A palavra comunicação vem do latim comunicatio – onis, que quer dizer: ato de dividir, repartir, comunicar, conversar, revelar.
Comunicar exige que se coloque algo em comum: idéias, notícias, sentimentos, emoções... É um ato constante de dar e receber. O ser humano é, antes de tudo, um ser que se comunica.

COMUNICAR É UMA EXIGÊNCIA DA VIDA EM SOCIEDADE
Ninguém consegue viver o tempo todo sozinho, isolado de outras pessoas com quem possa se comunicar. Mesmo no meio da multidão podemos nos sentir isolados dos outros. Hoje, nas grandes cidades, a falta de comunicação entre as pessoas tem sido uma das principais causas de depressão, angústia e suicídio. A solidão é um dos principais desafios da sociedade atual. Comunicar, para o ser humano, não é uma opção. É uma necessidade e direito!
A comunicação é um processo. É um conjunto de atitudes que se combinam e resultam na transformação das pessoas envolvidas
Comunicar é uma arte, pois:
· Resulta de um aprendizado;
· Pode-se ensinar;
· Pode-se aprimorar sempre;
· Envolve a pessoa humana integralmente em todas as suas dimensões;
· Exige habilidade, capacidade, talento, esforço e doação de si;
· Humaniza, ajuda a pessoa humana a se realizar cada vez mais.


ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
a) Transmissor e receptor: O processo de comunicação começa quando uma pessoa toma a iniciativa e aborda uma outra. Abordar ou interpelar é o mesmo que chamar a atenção de alguém para o que queremos lhe dizer. O transmissor ou emissor é aquele que toma a iniciativa. Ele transmite, ou seja, partilha sua mensagem com o receptor – a pessoa a quem se destina a mensagem transmitida.
b) Mensagem: É o conteúdo, é a idéia que está sendo comunicada. Na catequese a mensagem central é a Boa Notícia do Reino de Deus. Freqüentemente, na catequese, o catequista é transmissor da mensagem e em outros momentos, o transmissor é o catequizando. A transmissão da Boa Notícia é uma via de mão dupla: sempre tem espaço para o retorno. A mensagem vai e volta, já enriquecida com a experiência do receptor. Numa catequese em que o catequista é sempre o transmissor e o catequizando é sempre o receptor, a qualidade da comunicação fica prejudicada. A comunicação estará completa quando as pessoas envolvidas se alternarem nos papéis de transmissor e receptor. Catequista e catequizando são os sujeitos da comunicação com igual responsabilidade.


Ninguém nasce sabendo comunicar. É um aprendizado que dura a vida toda.


SUGESTÕES PARA FACILITAR O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
1- Organizar oficinas de leitura crítica sobre jornais, revistas, livros, imprensa.
2- Organizar dias de reflexão para melhorar e aprofundar a comunicação na comunidade.
3- Incentivar a criação de uma “Agência de Notícias” em nível de comunidade e/ ou paróquia.
4- Fazer uso da Internet e do correio eletrônico (e-mail).


CONVERSANDO E RESPONDENDO:
· O que é transmissor?
· O que é receptor?
· Por que é importante que catequistas e catequizandos se alternem nesses papéis?


Fonte: Folheto Ecoando 26 - formação interativa com catequistas - Editora Paulus

2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM ESSE BLOG...

Nívea disse...

Ei, Carlos! Tudo bem? Sou Nívea, catequista aqui de Belo Horizonte, MG e adorei o seu blog! Tanto que vou incluí-lo em nossos links prediletos. Quando quiser, apareça também em nosso cantinho comunhaoviva.wordpress.com. Ele ainda é bem novinho, tem um dia de vida, mas promete ser um espaço para nossos catequizandos compartilharem vídeos, fotos e mensagens. Esperamos por você! Grande abraço!