HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



sábado, 15 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA B



O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


BAAL – Nome da divindade principal masculina entre os cananeus.
BABILÔNIA – Na Bíblia, Babilônia é uma figura significando o poder do mal. A torre de Babel é um sinal de idolatria babilônica e do orgulho humano. Na Babilônia, foram exilados os habitantes de Judá quando Jerusalém foi tomada e destruída por Nabucodonosor.
BÁCULO – Bastão ou cajado. Devido o seu emprego pelos pastores em seu ofício de cuidar do rebanho, passou a ser o símbolo do ministério pastoral. O báculo do bispo é chamado de báculo episcopal.
BASÍLICA – Templo cristão de grande significação. Seu nome vem de basileus = rei. Em Roma estão as quatro grandes Basílicas: São João de Latrão, Santa Maria Maior, São Paulo e São Pedro. No Brasil temos a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
BATISMO – “Banho”, “Imersão” – Rito de imersão em água, que indica conversão, renovação, perdão das culpas. A tradição cristã recorda o batismo praticado por João Batista anterior ao de Jesus, no Rio Jordão e o que os cristãos recebem para inclusão na comunidade.
BEATIFICAÇÃO – Rito com o qual um servo de Deus é elevado aos altares, como proposta de modelo à vida cristã, permitindo prestar-lhe culto. A beatificação é um passo para a canonização, no qual o beato é declarado santo.
BEM-AVENTURANÇAS – Programa de felicidade exposto por Jesus no início de sua pregação no sermão da montanha (Mt 5,3-12) e no sermão da planície (Lc 6,20-23).
BÊNÇÃO – Indica a comunicação de um dom divino (vida, segurança). É uma força dinâmica transmitida pela imposição das mãos e os destinatários podem ser homens, os animais, a terra e o tempo.
BESTA DO APOCALIPSE – Poderes do mal representados por animais que lutam contra o triunfo de Deus.
BÍBLIA – Conjunto de 73 escritos canônicos, inspirados e verdadeiros, divididos em Antigo e Novo Testamento.
BISPADO – Território circunscrito pela Santa Sé, dentro do qual o Bispo exerce a sua jurisdição espiritual e temporal.
BISPO – Sacerdote que recebeu a plenitude do Sacramento da Ordem. Normalmente é o pastor de uma diocese ou Igreja particular. É o responsável pela Igreja junto com o Papa e com os demais Bispos. Os bispos são os sucessores dos apóstolos.
BLASFÊMIA – Expressão ou ato contra a honra de Deus provocada por seus inimigos.
BOA NOTÍCIA OU BOA NOVA – É o anúncio de que os homens são filhos de Deus e irmãos entre si, feito por Jesus e contido no Evangelho.
BUDISMO – Sistema de doutrina e de vida fundada pó Buda (“o iluminado”), que viveu na Índia entre os anos 563 e 483 a.C.. O budismo busca a paz e serenidade, crê na reencarnação. Está muito espalhado no oriente.
BULA – Documento importante que contém um decreto pontifício, assinado pelo Papa. Traz uma espécie de medalha de chumbo sobre a qual se imprime o selo pontifício.

Nenhum comentário: