HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA H


O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


HAGIÓGRAFOS – Em grego = escritores sagrados. Aplica-se aos autores dos livros da Bíblia.
HEBRAICO – Língua dos cananeus e, até o exílio babilônico, dos israelitas. Depois foi suplantado, no uso comum, pelo aramaico.
HEBREUS – Nome pelo qual as nações designavam os filhos de Israel: Os descendentes de Abraão, Isaac e Jacó: os israelitas.
HELENISTA – Pessoas de fala grega. Alguns judeus dos primeiros cristãos eram chamados de helenistas porque falavam grego.
HEREGE – São considerados os que negam e se afastam da doutrina ensinada pela Igreja.
HERESIA – Termo grego com significado de ruptura, separação. As heresias e os hereges aparecem na Igreja primitiva.
HERMENÊUTICA – Estudo que ensina como interpretar os textos bíblicos e como aplicá-los corretamente.
HIERARQUIA – Termo com que se conhecem e distinguem as funções e graus dos membros de uma comunidade ou religião.
HIPERDULIA – Culto a Virgem Maria.
HISSOPO – Planta usada em algumas cerimônias israelitas, nas aspersões com água nos ritos purificatórios (cf. Ex 12,22). Passou a designar o instrumento empregado na Igreja católica para o mesmo fim.
HOLOCAUSTO – Sacrifício de uma animal com derramamento de sangue e através do fogo para indicar sua total consagração a Deus. No AT era oferecido pela manhã e pela tarde no Templo de Jerusalém.
HOMILIA – É a explicação da Palavra de Deus, especialmente no Evangelho, com o objetivo de relacionar o texto com a vida dos cristãos.
HOSANA – Exclamação hebraica, grito de aclamação semelhante ao “viva” popular. Aclamação que foi dirigida a Jesus pela multidão, na sua entrada em Jerusalém (Mt 21,9).
HÓSTIA – Massa de trigo consagrada pelo sacerdote na missa e distribuída aos fiéis na comunhão. Na Igreja latina, diferente da Igreja grega, o pão da hóstia é sem fermento.

Nenhum comentário: