HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA D



O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.

DALMÁTICA – Vestimenta litúrgica parecida com a casula usada hoje pelos diáconos.
DECÁLOGO – (Dez Palavras) – ou os Dez Mandamentos escritos em duas tábuas de pedra, chamadas tábuas da Aliança (Dt 9,9). Jesus recorda ao jovem rico como o cumprimento dos mandamentos conduz à salvação (cf. Mt 19,17-19).
DEFINIÇÃO DOGMÁTICA – É a decisão do Papa ou de um Concílio unido ao Papa onde se declara de forma definitiva um princípio da fé cristã. É um ato extraordinário do magistério da Igreja.
DEI VERBUM – (Latim) Título da Constituição dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Divina Revelação. É um documento muito importante para compreender o valor da catequese a serviço da Palavra de Deus.
DEMÔNIO – Diabo, Satã, Satanás, espírito do mal, Belzebu, Maligno. Na Bíblia aparecem como criaturas rebeladas contra Deus, atribuindo-lhe as atividades e maldades como: mentira, calúnia, engano e tentação.
DENÁRIO – Moeda de prata romana, equivalente à dracma grega, no valor do salário mínimo de um dia: trazia a imagem do imperador.
DEUS – Nome sagrado do ser superior, criador do universo, que o conserva e rege por sua providência. Na Bíblia encontramos estas definições: Yahvé = “eu sou” (Ex 3,14) e “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Principais títulos atribuídos a Deus no Antigo Testamento: Senhor (Dt 10,17), Rei (Is 6,55), Pai (Jr 3,4; Is 63,16), Santo (Is 1,4), Misericordioso (Nm 14,18). No Novo Testamento: Deus é Pai (Mt 6,4.9); Rm 8,16), e seu Filho Jesus é o Enviado, o Emanuel “Deus conosco” (Mt 1,23; Rm 1,3-4; Cl 1,15).
DEUTERONÔMIO – Cópia da LEI. É como que uma segunda constituição dos israelitas, enriquecida de reflexões sobre a caminhada do povo.
DIACONATO – Do grego = serviço. É um grau anterior do Sacramento da Ordem. Existe também a ordem dos diáconos que homens casados também podem receber chamada de DIACONATO PERMANENTE.
DIÁCONO – É um ministro ordenado para servir a comunidade. Tem funções próprias na liturgia, como: proclamar o Evangelho, fazer a homilia e algumas orações do povo e despedir a assembléia no final da Celebração. Preside a celebração na falta do sacerdote.
DIÁSPORA – Termo grego que significa “dispersão”. Refere-se às colônias judaicas situadas fora da Palestina. É também empregado para designar os cristãos que moravam entre os gentios.
DIDAQUÊ – ou doutrina dos doze apóstolos. Escrito da Igreja primitiva. Transmite importantes dados sobre a Liturgia e catequese daqueles primeiros tempos do cristianismo.
DIOCESE – Chamada também de Igreja local ou Igreja particular, é uma porção do povo de Deus cuja cuidado pastoral está confiado ao bispo com a colaboração e na unidade do presbitério. Normalmente tem um determinado território designado pela Igreja para governar e animar a fé dos cristãos. Várias dioceses juntas formam uma Arquidiocese ou uma Província Eclesiástica.
DIREITO CANÔNICO – ou Código do Direito Canônico é um livro que contém as leis gerais da Igreja. O primeiro foi publicado oficialmente em 1917, pelo Papa Bento XV. O atual foi em 1983, trazendo as orientações do Concílio Vaticano II.
DÍZIMO – Entrega da décima parte dos produtos da terra como contribuição para o Templo de Jerusalém, para os levitas ou para os pobres(Dt 14,22-29; Lv 27, 30-33). Hoje o dízimo é mantido em muitas comunidades cristãs.
DOGMA – Significa: princípio, decisão, decreto. A Igreja chama dogma ou dogmas as verdades que formam o conteúdo de nossa fé.
DOMINGO – A palavra significa Dia do Senhor. É o primeiro dia da semana comemorando a Ressurreição do Senhor. Sua consagração como dia de descanso e culto próprio dos discípulos de Jesus começou no primeiro século. O domingo é o fundamento e o núcleo de todo o ano litúrgico.
DONS DO ESPÍRITO SANTO – São graças que constituem a força do agir espiritual. Segundo o profeta Isaías (11, 1-3) são sete os dons: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
DOUTOR DA IGREJA – Título concedido pelo Papa a santos escritores que se destacaram por sua sabedoria e ortodoxia (=reta doutrina). Até o Concílio Vaticano II os declarados doutores eram homens. Paulo VI declarou doutoras Santa Catarina de Sene e Santa Tereza de Jesus. Em 1998, o Papa João Paulo II declarou também Santa Terezinha do Menino Jesus doutora da Igreja.
DOUTORES DA LEI – Entre os judeus eram especialistas na Lei de Moisés e não na lei civil. São também chamados de escribas. Eles nem sempre usaram seu saber como serviço, mas como fonte de glória e poder (cf. Mc 12,38-40).
DOUTRINA CATÓLICA – Conteúdo do ensinamento autêntico da Igreja. O essencial para o ensinamento da doutrina é uni-la à vida da comunidade. Se não for assim, poderá cair no perigo de ser uma fé teórica.
DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA – É a doutrina da Igreja com o sentido de justiça e paz, de aspectos sociais e tudo o que se refere ao valor da pessoa humana: sua dignidade, liberdade, trabalho humano, etc. Principais documentos da Doutrina Social da Igreja: Rerum Novarum, Quadragesimo Anno, Mater et Magistra, Pacem in Terris e outros.
DOXOLOGIA – Fórmula conclusiva de uma oração ou um hino de glória no qual se louva a Santíssima Trindade.
DRACMA – Moeda grega de prata, equivalente ao denário romano e ao salário de um dia do trabalhador.
DRAGÃO – Animal mitológico que encarna a figura do mal. No apocalipse é o adversário de Deus (Ap 12,3.14-17; 20,7-10).

Nenhum comentário: