HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O QUE É CATEQUESE?


Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia ou á Crisma.
Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo.
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
Segundo o documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

A catequese é um processo de educação da fé:
· em comunidade – porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
· é dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais de nossa realidade.
· é sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
· é permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.

A Catequese é:
· a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
· uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
· um anúncio e serviço para procurar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.

O documento “Catequesi Tradendae” nº 21 nos ensina que a catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, aberta a todos os aspectos da vida cristã, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
Catequese é diferente da evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão.
A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21).

A CATEQUESE:
· leva a motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
· leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
· leva á uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
· leva ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão:
- a Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos;
- ao homem, herdeiro do Reino de Deus;
- à Igreja, povo de Deus.

A catequese leva em conta as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.
Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas ações, respeitando a dignidade e os direitos humanos.
· O que entendemos por catequese e por catequizar? O que podemos acrescentar as definições estudadas?
· O que a catequese exige de nós, como catequistas e como grupo de catequistas?
Fonte: Folheto Ecoando 1 - formação interativa com catequistas - Editora Paulus

7 comentários:

Silvio disse...

Carlos, quero te parabenizar pela página. Realmente precisamos muito evangelizar o nosso povo, que, muitas vezes saem de nossa Igreja, para outras, por não terem sido evangelizados como deveriam ter sido. É necessário estancarmos esta sangria. Certa vez eu ouvi um bispo dizer que eles sairam porque não eram bons católicos. E eu pergunto: a Igreja o evangelizou o suficente para ser bom católico? Vá em frente e que nossa Mãe Maria te sirva de modelo e exemplo de evangelizadora.
Silvio

Unknown disse...

eii Carlos parabenss pelo seu blog, pela sua iniciativa de querer evangelizar atravez da internet... muito legal precisamos disso mesmo, vou estar sempre acompanhando esse blog, pois estou nesse ramo... se Deus quiser vou ser uma otima catequista, estou em formação da catequese, e pra mim esse blog vai ser muito util pois aprendo mais... que Deus a paz de jesus e o amor de maria esteja sempre contigo te guiando sempre!!
bjos Martha

Anônimo disse...

Olá Carlos!
Parabéns por este blog...Fico muito feliz de saber que existem pessoas como vc que se preocupam com a Catequese...Nossos catequistas precisam muito de formação e total comprometimento, por que Deus pedirá contas das almas que ele nos confiou para passar fé e a doutrina da Igreja que Cristo fundou sobre Pedro...
Continue firme e forte nessa caminhada.Que Deus te abençoe muito e que Nossa Senhora passe na frente.
=D
Aline Rafaelle-DF

Anônimo disse...

É o maximo
sinceramente não esperava aprender tanto.
Deus seja louvado pela iniciativa.
Continue pois é necessario um espaço como este... em que posso ajudar-te?
Muita força e coragem
Um grande abraço
Aurora

Lucia disse...

Parabéns, seu blog tem um conteúdo riquíssimo.

Anônimo disse...

Este blog é maravilhoso, tem muitas coisas interessantes e tenho certeza que vou acessá-lo muitas vezes

José Alencar disse...

Concordo que catequese não é o mesmo que catecismo. Desde criança estudei com catequistas dedicadas, mas , hoje compreendo que o conteúdo era muito infantil, e, não podia ser diferente, pois éramos crianças. Na década de 50 me afastei da Igreja e só voltei bem depois do Vaticano II, o qual não vi nascer mas sei que é a melhor maneira de ser Igreja. Militei mais de 20 anos nas C.E.B.s. Tive que deixar porque alguns não concordam em dialogar com outras igrejas ou religiões e não querendo ficar entre dois fogos me afastei, porém, procuro ser "CATHOLICO", ou seja, seguir a "CATEQUESE HOLÍSTICA".